terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reciclagem Bauru

Bauru terá nova central de reciclagem ainda neste ano
Bauru terá mais uma central de reciclagem de lixo ainda neste ano na Pousada da Esperança. A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Agostinho. “Já temos a verba de R$ 42 mil. Falta só realizar a licitação”, diz.
Agostinho espera que isso ajude a desafogar a central de reciclagem do Jardim Redentor que apresenta excesso de resíduos e recentemente foi bastante danificada por incêndio. Por mês, a coleta seletiva de lixo recolhe 70 toneladas apenas dos bairros com vias pavimentadas. “Nossa meta é ampliar para 100% com a nova central”, completa.
Os caminhões de coleta recolhem metal, plástico, papel, papelão e vidro de segunda à sexta-feira. A orientação da Semma (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) é que as pessoas que desejem participar separarem o lixo orgânico do reciclável e o coloquem em frente suas casas em sacos nos dias de coleta.
A Cootramat (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis) fica com o lixo reciclado coletado para vendê-lo a indústrias. Os catadores que participam da Cootramat são selecionados pela Sebes (Secretaria Municipal do Bem-Estar Social). Agostinho afirma que existem atualmente 25 pessoas cadastradas na entidade, mas a Sebes pretende recrutar mais catadores. Ele estima que Bauru tenha cerca de 400 catadores informais.
Separação é compensadora Segundo a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), a quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Se esse lixo fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de uma tonelada de petróleo. A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para aterros sanitários, aumentando sua vida útil.
Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores.

Fonte:  Reinaldo Chaves (Bom Dia Bauru - SP)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário